Porque não contar para as pessoas sobre seus planos


                                          Porque não contar para as pessoas sobre seus planos




Uma coisa que parei para pensar esse ano foi sobre a quantidade de pessoas que fazem listas e contam seus planos para o mundo todo. Cheios de expectativas e brilho nos olhos, cá estão, com o notebook na mesa ou o caderno no colo, já escrevendo no título: Metas para 2014. Até aí, tudo bem. O problema começa quando esse caderno roda em algumas mãos, ou em frente à tela do computador, você clica em  Publicar.
Recomendo a todos que conheço fazerem listas. Ter objetivos a longo e curto prazo é bom para se organizar e render mais. E claro que devem levar isso a sério, não é? Se não no fim do ano seguinte, você já está com a mesma lista, sem nenhum risco. E repete a mesma para o próximo ano. O problema é contar para as pessoas.
Me frustrei muito em 2013 por ser muito extrovertida e livro aberto. Acabava contando tudo o que eu sonhava e pretendia fazer para todos. Tirando meros detalhes, como um post que estava agendando, nada meu era secreto. Quero conhecer tal lugar, comprar tal coisa, encontrar tais pessoas, frequentar tal festa. E por mais que eu seja determinada a cumprir minhas metas, prefiro ir no meu ritmo. Não gosto de prazos nem pressão. Prefiro dizer 'vou fazer isso quando tiver dois dias inteiros livres' do que 'vou fazer isso até o final da semana'.
Pode ser superstição, mas nada do que eu contava para as pessoas (mesmo que fossem pessoas próximas), acontecia. Nada dava certo da forma que eu pretendia que desse. Nada me deu aquela satisfação.
Criei, sim, minha lista. Está no listography, mas no privado. Ninguém sabe das minhas metas, e nunca vão saber. É um projeto meu, e é isso que deveria ser para todos. Algo pessoal e que não seja da conta de ninguém. Inveja, mal-olhado, ou apenas quem quer copiar suas ideias. É o que aparece quando se expõe dessa forma. E não significa que seja superstição! É a simples consequência. E em vez de mostrar seus objetivos antes, criar expectativas nas pessoas e depois, desapontá-las, por que não deixar tudo em segredo e revelar quando realmente acontecer? Por exemplo: Meu objetivo é escrever um livro. Não conto isso para ninguém. Quando termino de escrever e consigo um contrato, eu falo. Ninguém esperava por isso, então qualquer felicidade é lucro. Sem expectativas, sem decepções. Me senti na vontade de dizer isso depois de ver tantos itens sem riscar da minha última lista.
Desistiu de tal coisa? Foi para segundo plano? Não deve explicações para ninguém. E isso é ótimo! Quando menos tiver de se justificar, melhor.
Por isso, a única meta de ano-novo que vou contar para vocês é essa. Sim, a de não contar nada! E recomendo a todos fazerem o mesmo. Faça sua lista. Guarde a sete chaves ou a uma senha de trinta caracteres. E cumpra tudo o que conseguir! Mas cumpra por você.


* Essa postagem da Amanda, do Blog '' Conspirantes'' diz expressamente o que eu acho ( ainda que eu nem sempre faça isso) por isso decidi compartilhar com vocês.





Amor, Fê.

Comentários

Postagens mais visitadas